O Couro
Uma das maiores preocupações em quem quer consumir um artigo de qualidade, é saber qual o impacto que o material do produto causa ao meio ambiente.
É comum escutarmos por aí que o “couro fake” gera menos impacto ambiental, será?
Na realidade os produtos sintéticos são puro plástico! E aí eu não preciso te contar o que a fabricação de plástico e o descarte errado causam ao meio ambiente. A tecnologia tem avançado de tal forma que hoje, o couro animal já é considerado mais sustentável que o tal do couro fake (sintéticos). Um dos principais motivos é que a peça de couro tem a vida útil muito maior que qualquer outro material.
Por exemplo, a Mulberry restaura cerca de 10.000 bolsas por ano, garantindo que permaneçam em circulação por muito mais tempo, gerando a sustentabilidade. Outro fator é que curtumes têm aderido às tecnologias capaz de reduzirem a emissão de CO2, redução no consumo de água e consumo de químicos e de energia. Uma informação ainda bem importante, é que o couro usado na indústria da Moda, é um subproduto da indústria alimentícia, no qual apenas 20% são reaproveitados para a as empresas automobilísticas, de calçados e, por fim, vestuário e artefatos
A Marca Ana Banowits, usa apenas couros certificados pela Leather Working Group, uma organização criada em 2005 com o objetivo de oferecer orientações e melhorias constantes nos processos sustentáveis por meio de implementação de protocolos e identificação das melhores práticas da indústria do couro.
Para acompanhar mais informações como esta, me siga no instagram.